6 Passos para empreender com pouco dinheiro - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

domingo, 12 de novembro de 2017

6 Passos para empreender com pouco dinheiro

Como abrir uma sart-up para empreender
Saiba como iniciar um negócio de sucesso com poucos recursos financeiros.





Pesquise o mercado

 

Fazer uma boa pesquisa de mercado antes de investir

 

 Faça uma boa pesquisa para descobrir as áreas de negócio que melhor se adequam às suas habilidades. A escolha de uma área que você domina lhe exigirá menos investimento inicial na sua capacitação e já poderá lhe render algum retorno. Assim você poderá direcionar o investimento em pontos estratégicos para impulsionar seu empreendimento.





Escolha um negócio que lhe exija baixo capital  inicial

 


 Escolher um negócio que lhe permita começar com menor capital lhe assegura três grandes vantagens:

-É muito mais fácil e rápido de iniciar um empreendimento que demande pouco capital de investimento.

-Com dedicação constante e controle de qualidade, as chances do seu negócio crescer são concretas e se você persistir, continuar investindo na expansão do seu negócio, certamente será recompensado pelo retorno financeiro que aumentará em proporções exponenciais.

Algumas boas opções de negócios que não exigem grande investimento financeiro são, por exemplo, os empreendimentos online (e-book gratuito para criar seu negocio online). A criação de um blog, ou canal do YouTube, a venda de info produtos como afiliado, ser produtor de cursos,  autor de ebook ou livros físicos, criar uma loja online para vender produtos de beleza,  Bolo no Pote, Doce Gourmet, trufas,  cupcakes, dentre outros.


-Caso você não se adapte ou perca a motivação,  o fato de não ter contraído dívidas para alavancar o negócio lhe deixará mais aliviado e pronto para explorar outras possibilidades!
 



Aprenda uma habilidade




Se você não deseja continuar trabalhando na área em que você possui mais conhecimento, há sempre a possibilidade de conhecer outras áreas e desenvolver novas habilidades. Trabalhar com algo que você goste, além de ser mais prazeroso, potencializa os resultados pois você se dedicará com muito mais entusiasmo. É muito importante dominar os conhecimentos referentes a área do seu negócio. Você deve procurar se destacar em relação à concorrência. É interessante oferecer algo que represente um diferencial entre o seu produto e o dos demais. Assim, seus produtos serão reconhecidos e ganharão a preferência dos clientes. 

 Se você quer ter um canal no YouTube é bom aprender a editar bem seus vídeos e investir na criação de um bom conteúdo. Para tanto, é preciso estar sempre se atualizando sobre os temas relacionados ao seu empreendimento e aos interesses do seu público alvo. 

 Além do canal do YouTube convêm também criar um Blog sobre o mesmo assunto. Um irá ajudar a promover o outro. O segredo, aqui, é saber escrever bem, aprender sobre como divulgar seu Blog corretamente nas redes sociais, pesquisar e aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que significa  otimização para motores de busca. Essas técnicas posicionaram melhor seu Blog nos sites de busca como o Google, o que lhe permitirá alcançar mais rápido o sucesso!

Se quiser ser afiliado é bom saber técnicas de divulgação e marketing para assim catapultar suas vendas.




Faça uma planejamento do Negócio

 


 Monte uma planilha de Excel, simulando quanto dinheiro vai investir por mês (quanto dinheiro sairá da sua conta), quantos dias e horas por semana você pretende se dedicar a trabalhar no seu empreendimento. Elabore no Word uma lista de quais as habilidades e as técnicas que você já possui e quais vai precisar desenvolver para alavancar o seu negócio.



Um bom planejamento lhe garantirá mais chances de sucesso.




Monte sua reserva de emergência

 

Forme uma reserva de dinheiro para seus imprevistos

 

  Os negócios geralmente demandam um tempo de maturação para dar certo. É muito importante que você poupe para formar uma reserva de emergência que lhe permita arcar com as despesas inicias e sobreviver sem desespero, durante os primeiros meses, até que seu negócio comece a lhe gerar lucros expressivos. 

 No caso dos negócios online, por exemplo, leva-se bastante tempo e esforço para que você comece a aparecer bem posicionado nas primeiras páginas do google, ampliar significativamente o número dos seus contatos no Facebook, e conquistar uma audiência cativa. Estima-se que leva de 3 (três) a 6 (seis) meses para um projeto de negócio online começar a dar lucro.


 Além disso é preciso investir nas suas ferramentas de trabalho. Ferramentas adequadas com certeza  produzirão produtos de qualidades para o seu publico alvo. No caso dos Bolos de PoteDoces Gourmet e cupcakes são necessários bons ingredientes, além de batedeiras, formas, panelas... Tratando-se de negócios online é importante utilizar um bom microfone de lapela, uma boa câmera ou um bom celular para gravar vídeos que irão ser publicados no YouTube. Estar atento para a iluminação, também fará toda a diferença na qualidade dos seus vídeos.

 Por isso é fundamental ter pelo de 3 a 6 meses do seu custo de vida assegurado por meio de uma reserva emergência. Começar um negócio dispondo dessa segurança lhe assegurará a tranquilidade necessária para que você possa concentrar toda a sua energia no crescimento do seu negócio.
 


Reinvista seus ganhos

 

Reinvesta os seus ganhos para a empresa crescer


 Reinvestir parte do seus ganhos no seu próprio negócio, fará com que ele continue sempre se crescendo e se aprimorando. Assim você conseguirá se manter competitivo perante a concorrência.

 Depois quando seu negócio atingir um alto grau de lucratividade, você poderá se dedicar a outros investimentos que farão com que o seu dinheiro trabalhe para você.

Uma boa ideia seria dedicar-se a conhecer mais sobre como investir em renda fixa, em fundos imobiliários e/ou em ações,  de maneira a construir uma fonte de renda passiva. Os juros e proventos mensais provenientes destes investimentos irão,ao longo do tempo lhe permitir conquistar sua tão desejada independência financeira.



16 comentários:

  1. Investir em um negócio sem fazer dívidas para mim é o principal. Caso não de certo, o que é provável, você ainda tem como se recuperar.
    BTW DIL, veja nosso ultimo post e responda nossa enquete
    http://www.aposenteaos40.org/2017/11/qual-o-seu-carro-chato-dos-sonhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Você tem razão, não ter dividas é muito importante. O empreendimento feito com cautela e conhecimento tem muitas chances de dar certo.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
    2. Entendo que endividamento para um negócio é bom, desde que seja feito de forma inteligente.

      O importante aqui, acho que os dois concordarão comigo, é não se endividar com negócios que não foram provados e validados.

      Excluir
    3. Obrigado pelo comentário

      O facto de o negocio possuir endividamento permite ter uma alavancagem, mas é preciso muito cuidado, pois a divida tem de estar sempre controlada.

      No Brasil os juros dos empréstimos são bem altos, o que traz um risco bem grande, bem diferente dos Estados Unidos onde os juros são bem baixos e favoráveis para os negócios.

      Preciso analisar caso a caso e tomar muito cuidado com as dividas, para não fugir do seu controle.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  2. Boas dicas!

    Empreender é sempre um risco mas utilizando os passos por vc mencionado diminui bastante o risco

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Fico contente em saber que as dicas estão sendo úteis.

      Abraço e bons investimentos



      Excluir
  3. Moises Alves.

    Parabéns por mais um ótimo conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dos negócios digitais, pois basta ter uma ideia e um pequeno investimento e já começa a testar o efeito no mercado.

    Começar investimentos que demandam vultuosas quantias é a receita do fracasso, se envolver dívida então é pior ainda.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Concordo plenamente, os negócios digitais são uma excelente alternativa, com grande potencial de lucro, uma vez que pode atingir uma enorme quantidade de pessoas.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  5. Legal DIL!

    E o que você pensa sobre investimento em franquias, sobretudo aquelas com baixo investimento inicial (ou voltadas para o ambiente digital, como instituições de ensino)?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Precisa pesquisar e analisar com cuidados as franquias que você tem interesse, analisar o mercado, conversar com outros franqueados para sondar os resultados que eles têm obtido.

      O facto de ser um baixo investimento inicial é um ponto muito positivo.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  6. Olá DIL,

    Parabéns pelas dicas. Muito boas. Acredito que uma empresa digital é uma boa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo comentário

    Negócio digital é ótimo, pois tem um custo baixo e uma possibilidade de obter grandes receitas.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom DIL. Eu quero muito aprender essas técnicas de SEO aí, hehehe
    Já dei uma fuçada por aí, deu pra ter uma noção. Mas tô longe ainda de atingir um nível satisfatório.

    Tenho vontade de empreender pela internet também. Completar a renda com algo de valor.

    Bom post, continue assim.

    Abração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  9. Fala DIL, to espremendo o crânio e queimando a mufa pra ver se sai algo, mas tá dificil, faz algum tempo que venho matutando sobre como montar um negócio pra aumentar a capacidade de meus aportes mas tá osso.

    ResponderExcluir