Onde é melhor guardar e investir a Reserva de Emergência, Tesouro Selic, Fundo DI, ou CDB Liquidez Diária? - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Onde é melhor guardar e investir a Reserva de Emergência, Tesouro Selic, Fundo DI, ou CDB Liquidez Diária?

 Qual escolher para a Reserva de Emergência?
 Vantagens e Desvantagens.
 Comparação de Liquidez, Segurança, Rentabilidade, Aplicação Mínima.




 Para esta comparação eu escolhi os Seguintes investimentos:

 -Tesouro Selic com 0% de taxa de administração

-Fundo de DI com liquidez diaria (D+0), Rentabilidade 102% do CDI (foi uma das melhores rentabilidades que encontrei), Taxa de Administração de 0,3%, Aplicação inicial mínima de 3000 reais, Movimentação mínima de 100 reais.

-CDB de Liquidez diaria, Rentabilidade de 100% do CDI, e com Investimento Mínimo de 1 real.





Liquidez

 

 Tesouro Selic -  A liquidez deste investimento normalmente demora 1 dia, ou seja voce vende parte do titulo e no dia seguinte esta na sua conta.


Fundo DI - dependendo do horário voce consegue receber o dinheiro no mesmo dia.


CDB de liquidez diaria - dependendo do horário voce consegue receber o dinheiro no mesmo dia.



Neste aspecto o Fundo DI e o CDB liquidez diaria levam vantagem, porque você tem o dinheiro no mesmo dia, dependendo do horário, o Tesouro Selic normalmente demora 1 dia.





Segurança

 

Tesouro Selic - é o titulo mais seguro e conservador do Brasil, essa segurança é para qualquer valor aplicado.

Não tem garantia do FGC, não precisa, a sua proteção é a maior do Brasil.



Fundo DI - Este investimento não é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mas como ele investe no Tesouro Selic e em ativos bem conservadores, para além disso tem uma grande diversificação, torna a meu ver o segundo investimento mais seguro, a seguir ao Tesouro Selic. 

 Poderá também investir qualquer montante, já não tem garantia do FGC, a sua proteção pelo conservadorismo dos ativos e pela sua grande diversificação.



CDB liquidez diaria - Este investimento tem garantia do FGC até 250 mil por CPF por instituição, então deverá fazer os cálculos para ver com quanto vai ter no final, para que com os juros não ultrapasse este valor. 

 Eu aconselho a colocar ate uns 120 mil em cada instituição, para nunca ultrapassar os 250 mil reais com os juros. Terá de avaliar a saúde financeira de cada Banco para saber qual o risco de cada banco.  

 Outro ponto a considerar que o FGC costuma demorar em media 3 meses para reaver o dinheiro, podendo em alguns casos demorar 1 mês e outros 6 meses.

  Eu acho demasiado arriscado, ficar sem reserva de emergência 3 meses.

  Poderá ter 2 CDB de bancos diferentes com liquidez diaria, assim se um  quebrar, enquanto espera 3 meses (em media) que o FGC que lhe devolva o dinheiro, terá o outro CDB para sua reserva de emergência.



 Em segurança o Tesouro Selic leva vantagem, é o investimento mais seguro e conservador do Brasil, seguido pelo Fundo DI,  quando ao CDB de liquidez diaria este menos seguro, para além do limite do limite de 250 mil do FGC, cada Banco tem um risco diferente que tem de ser analisado, e além disso em caso de falência acho demasiado tempo ficar 3 meses (media)  sem reserva de emergência, quem escolher ter este investimento deve ter uma outra parte do dinheiro em Tesouro Selic ou Fundo DI, outro CDB de banco diferente, para garantir um dinheiro com liquidez diaria nesses possíveis 3 meses.


 




Rentabilidade

 

 Tesouro Selic - o Tesouro Selic descontando a taxa de custodia 0,3%,  rende aproximadamente 97% do CDI.


Fundo DI - procurando bem encontrei um com taxa de 102% do CDI  (esta rentabilidade que aparece na Lamina já é descontada a taxa de administração, depois só falta retirar, o imposto de renda), este Fundo DI  é o mais rentável dos 3 investimentos.

  Não considerei o "come-cotas" do Fundo DI, como cada titulo do  Tesouro Selic e cada CDB de liquidez diaria duram no máximo 5 anos esse "come-cotas" do Fundo DI não é muito significativo.

 Este Fundo DI em relação ao Tesouro Selic para quem tem 10 mil reais aplicados ao fim de 1 ano rende aproximadamente mais 50 reias. 

  Para quem  20 mil reais aplicado rende aproximadamente mais 100 reais do que Tesouro Selic ao fim de 1 ano.

 Para quem  50 mil reais aplicado rende aproximadamente mais 250 reais do que Tesouro Selic ao fim de 1 ano.

 Para quem  100 mil reais aplicado rende aproximadamente mais 500 reais do que Tesouro Selic ao fim de 1 ano.



 CDB de liquidez diaria - 100% do CDI, é o segundo mais rentável

 Este CDB liquidez diaria  em relação ao Tesouro Selic para quem tem 10 mil reais aplicados ao fim de 1 ano rende aproximadamente mais 30 reias. 

 Para quem  20 mil reais aplicado rende aproximadamente mais 60 reais do que Tesouro Selic ao fim de 1 ano.

 Para quem  50 mil reais aplicado rende aproximadamente mais 150 reais do que Tesouro Selic ao fim de 1 ano.

 Para quem  100 mil reais aplicado rende aproximadamente mais 300 reais do que Tesouro Selic ao fim de 1 ano.




 Aqui o Fundo DI é o mais rentável, seguido pelo CDB, sendo o Tesouro Selic ligeiramente menos rentável, mas a diferença bem pouca.

  Como a reserva de emergência é entre 3 a 12 meses o custo de vida mensal, dependendo da solidez do emprego, então pensando numa reserva de emergência  a volta dos  20 mil reais, daria uma diferença de rentabilidade em relação ao Tesouro Selic, de 100 reais do Fundo DI, e de 60 reais do CDB de liquidez diaria, o que  não é um valor muito grande.

 Este valor só fica considerável se tiver 100 mil invertidos ai diferença para Tesouro Selic, de 500 reais do Fundo DI, e de 300 do CDB de liquidez diaria.







Aplicação Mínima 

 


Tesouro Selic - No Tesouro Selic pode comprar ate 1% do titulo como o titulo do Tesouro Selic custa perto de 8980 reias então voce pode comprar 1% deste valor que é perto de 90 reais, sendo que se quiser comprar mais tem de comprar em múltiplos desde valor 90, 180, 270, 360....

 Portanto aplicação mínima neste caso seria 90 reais,  e as restantes aplicações também teriam que ser no mínimo de mais 90 reais.


Fundo DI - Aplicação mínima inicial é de 3000 reias, e as seguintes movimentações são de 100 reais


CDB liquidez diaria - Aqui investimento mínimo  é de apenas 1 real.




 Aqui o CDB é o tem valor mais baixo de investimento de apenas 1 real, seguido de perto do Tesouro Selic de 90 reais, já o Fundo DI tem uma aplicação mínima  inicial de 3000 reais o que bem mais alto, sendo que as seguintes movimentação são de 100 reais bem mais leves.







Conclusão

 

  Se quiser tem a maior segurança possível, o investimento mais conservador, que rende bem perto dos outros (97% do CDI), com boa liquidez (consegue retirar o dinheiro no dia seguinte), e com baixo valor inicial (desde de 90 reais), o Tesouro Selic é a melhor escolha.

  Se tiver um pouco mais dinheiro inicial de 3000 reais, se souber escolher Fundo DI que renda mais de 100% do CDI (neste caso foi 102% do CDI), com baixa taxa de administração de 0,3%, (sempre menor ou igual a 0,5% do CDI), se quiser ter ótima liquidez D+0 (dependendo do horário pode resgatar no mesmo dia), se não se importar de uma segurança ligeiramente menor do o Tesouro Selic (a diferença é pequena de segurança), escolha o Fundo DI porque vai render pouco mais, e com um pouco mais liquidez.


  Se tiver apenas alguns reais (a partir de 1 real), e quiser tem uma boa rentabilidade  de 100% do CDI ligeiramente  melhor do que o Tesouro Selic, que tem liquidez diaria (pode retirar no mesmo dia, dependendo do horário), o CDB liquidez diaria (100% do CDI) pode ser uma solução.
  Neste caso voce vai ter muito mais risco do que os dois outros investimentos, esse risco depende do banco, embora seja protegido pelo FGC (pode demorar 3 meses ate devolução do dinheiro caso do banco quebrar).
 Então não aconselho a ter só um CDB liquidez diaria como único investimento  da reserva de emergência, pode ter o CDB liquidez diaria e um pouco em Tesouro Selic ou Fundo DI, ou em mais um CDB de liquidez diaria de outro banco, para em caso de quebra do Banco conseguir aguentar os 3 meses.


  Lembrando que é apenas minha opinião pessoal, não é indicação de comprar de qualquer investimento.








Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.










16 comentários:

  1. Fala DIL,

    Uma outra coisa a se levar em conta é a questão do IR. Dependendo do valor da reserva é melhor deixar na poupança mesmo. Pra quem, como eu, que está juntando um caixa pra aproveitar alguma oportunidade diante da volatilidade q a gente as vezes tem observado aí é melhor ainda por questão de liquidez...

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Se não pagar TED ou DOC, compensa sempre, porque o Tesouro Selic ou Fundo DI (rentabilidade 100% do CDI) ou CDB de liquidez diaria (rentabilidade 100% do CDI), rende sempre mais que a poupança mesmo descontando o IR.

    Se pagar TED ou DOC, se o valor ou tempo for muito pequeno, ai já não compensa, perde para a poupança por causa do dinheiro no TED ou DOC.


    Se pagar TED ou DOC o melhor é juntar um bom montante na poupança, para esse valor a pagar pela transferência, não ficar pesado, e não acabar com a rentabilidade.


    A poupança tem essa vantagem de poder levantar 24h por dia no caixa.


    Pode fazer uma solução mista, ter uma parte pequena dinheiro na poupança para ter dinheiro 24h, e ter uma parte maior da reserva de emergência, no Tesouro Selic, Fundo DI (rentabilidade 100% do CDI), CDB liquidez diaria, tem maior rentabilidade, assim tem o melhor dos dois mundos.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  3. Ué, já consegui resgatar CDB com liquidez diária na mesma hora quando precisei mas foi feito em horário comercial.

    Nunca precisei resgatar o CDB com liquidez diária no fim de semana então não sei se ficaria na mão =/

    A poupança nem pensar pois se retirar o dinheiro antes do vencimento perde-se toda a rentabilidade.

    Para não se pagar TED/DOC é só utilizar um banco digital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, estava na duvida se o CDB se podia retirar o dinheiro no mesmo dia ou no dia seguinte, vou retificar.

      Concordo a 100% com você, a melhor solução é um banco digital para não pagar TED e DOC.

      A poupança se resgatar antes do aniversario do 1º mês não tem rentabilidade, enquanto que CDB com liquidez ou o Fundo DI ou Tesouro Selic apesar do IOF ainda rendem alguma coisa, portanto são sempre melhores.

      Abraço e bons investimentos





      Excluir
  4. DIL,

    Legal, estava analisando onde criaria meu colchão e achei um FI Renda Fixa na XP chamado Daycoval. Ele é D+4, porém esta rendendo na media 105% CDI e taxa de adm de 0,35. Investimento mínimo e movimentação de 500 reais.

    Vale a pena.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, 105% do CDI é uma rentabilidade muito boa (esse valor que aparece na lamina, já foi retirado as taxas de administração e performance se tiver, só falta o IR), se não se importar esperar 4 dias para retirar o dinheiro é ótima solução.

      Poderá ter um pouquinho em uma parte de liquidez diaria, se precisar de ter um pouco de dinheiro nesse 4 dias, para complementar.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  5. Olá!

    CDB não entra o resgate no mesmo dia? Para mim, até às 16hs entra sim. Acho que é como o FUndo.

    Tesouro Selic rende 97% do CDI por causa da taxa de adm de 0,3%? Tem angu nessa conta rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário.

    O CDB de liquidez diaria não tinha a certeza se entrava no dia mesmo dia, ou no dia seguinte vou retificar.

    Quando ao tesouro Selic a taxa é de custodia de 0,3%, que da um rendimento entre normalmente 97% e 98% do CDI.

    o primo rico tem um vídeo no YouTube falando sobre isso comparando o tesouro Selic ao Fundo DI a partir de 98% do CDI o Fundo DI já rende mais.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa conta varia conforme o valor do CDI. Não é um valor fixo.

      Excluir
    2. Concordo totalmente com voce, varia com o CDI, essa referencia de 97% a 98% do CDI é só uma estimativa, não é valor exato, para dar uma ideia aproximada de quanto ele rende.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  7. Salve DIL,

    Muito bem organizado o desenvolvimento do teu post, está claro e didático. Gostei de um post anterior, sobre por que não investir em IPO. Andam recomendando entrar no IPO da IBR, é sempre bom manter a análise crítica na hora de tomar decisões como essa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, e pelos elogios.

      Os grandes investidores de Analise Fundamentalista como Benjamin Graham, Warren Buffett, Luiz Barsi, todos eles recomendam não entrar em IPO por os motivos que falei no post.

      Como eu sigo Analise Fundamentalista para longo prazo, então sigo a mesma opinião dos grandes mestres.

      Para entrar num IPO é preciso muitíssimo cuidado, e ter uma análise super critica, porque a maioria não é bom investimento, além de ter muitos riscos.

      Abraço e bons investimentos


      Excluir
  8. Muito bom.
    Proteção maior do Brasil é um pouco o discurso padrão. Se o país precisar imprimir moeda para pagar isto entao a inflacao dispara.
    Ou pior, se entrar em governo radical como Bolsanaro ou PCdoB, calote na dívida interna pode ser bem real..e ai ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tesouro é considerado quase unanimemente como a maior proteção do Brasil.

      Eu não acredito no cenário de o Brasil precisar de imprimir moeda.

      Nesse cenário, a inflação ia subir, mas a Selic também ia subir.

      Logo o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA (quando levado ate a data de vencimento) ia garantir uma rentabilidade acima da inflação.


      A situação do calote da divida, para mim é um cenário que não prevejo, estamos muito longe dele.

      Mas se esta tão preocupado com esse cenário pode ter uma parte do patrimônio em dólar, porque quanto mais o Brasil ficar pior e a inflação subir, mais o dólar sobe.

      Eu não acredito nesse cenário.

      Abraço

      Excluir
  9. Divido meu investimento entre o Tesouro, Poupança e CDB Liquidez diária.

    Boa parte está na liquidez a 105% do Banco Inter. Baixaram a taxa para 104%. Tenho um pequeno investimento em poupança e outro no Tesouro.

    Sou obrigado a deixar no CDB pois a qualquer momento pode aparecer uma oportunidade de comprar um terreno ou imóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Excelente, voce aproveita o melhor que cada investimento tem, um pequeno investimento na poupança para poder retirar o dinheiro 24h por dia, tem outra parte em tesouro que tem proteção soberana, e tem uma parte em CDB com boa rentabilidade.

      É muito inteligente da sua parte, porque ao ter dinheiro em CDB, pode conseguir uma boa oportunidade num terreno ou imóvel e conseguir um bom desconto, um excelente negocio, que lhe dará muito dinheiro no futuro.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir