Sem hambúrguer no fim de semana! Veja o que aconteceu - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Sem hambúrguer no fim de semana! Veja o que aconteceu


Delicioso Hambúrguer feito em casa Meu fim de semana não acabou em hambúrguer nem em pizza mas, sim, em pipoca!




 Hoje vou compartilhar com vocês o que se passou comigo sábado a noite do fim de semana passado. Eu estava numa cidade pequena do interior de Minas, onde mora parte da família da minha esposa e alguns amigos.

 Por volta das 23h, eu, minha esposa e nossos amigos estávamos na sala, assistindo séries e conversando à toa. Um deles quis comer hambúrguer e, de tanto falar animou o grupo todo. Não estava com muita fome, mas um hambúrguer de boa qualidade, com batata frita, refrigerante ou uma cervejinha gelada, cairia bem. 

Delicioso Hambúrguer com queijo e alface


  Começamos a telefonar para todos os números que tínhamos de lanchonetes que possuíam o serviço de entrega. Também tínhamos dois contatos no whatsApp de duas pessoas que faziam lanches na própria casa sob encomenda e entregavam. 

 Ninguém nos respondeu. Parecia que tudo já estava fechado às 23h... Justamente quando começa a bater aquela vontade de comer alguma coisa diferente quando estamos em casa, assistindo TV de bobeira. Frustrados por termos sido ignorados, fomos obrigados desistir da ideia do hambúrguer. Aff...nos restou fazer algumas paneladas de pipoca...

Deliciosa pipoca de sal feita em casa


 Dias depois, comecei a pensar...eu acabo por tentar identificar oportunidades em todo lado...Assim, perguntei a mim mesmo: - “Será que uma hamburgueria artesanal daria certo na cidade da minha esposa? - Em seguida, comecei a fazer contas:


 Éramos ao todo seis pessoas. Parti do pressuposto que um hambúrguer razoável custaria, em média (numa cidade pequena), algo em torno de 10 reais; batata frita, uns 5 reais e, uma lata de cerveja ou refrigerante uns 5 reais. Cada pessoa gastaria, mais ou menos, uns 20 reais. Além disso haveria uma taxa de entrega de 4 reais. 
Logo, nós seis gastaríamos naquela noite pelo menos 124 reais! 

 Em seguida, comecei a viajar tentando calcular os custos e estimar o lucro. Acredito, com base numa boa noção que venho desenvolvendo sobre o custo das coisas, estipule que, em termos de lucro, o Hambúrguer poderia gerar aproximadamente 4 reais; a batata frita uns 3 reais e a bebida, uns 2 reais..Como a cidade é pequena e as entregas feitas de moto, não daria nem 4 reais de despesa com combustível. 

 Pensando no caso dos dois contatos caseiros que atendiam pelo whatsApp, que não possuem despesas com empregados, pois são os próprios donos que preparam os lanches e realizam a entrega dos mesmos, se houvessem nos atendido naquele sábado, teriam lucrado só conosco, 54 reais!

 Agora, imaginem quantas mais pessoas devem ter ligado por volta do mesmo horário e também não foram atendidas... quantas oportunidades de venda foram perdidas! 

 Se por acaso, num sábado, uns 6 grupos iguais ao nosso (6 pessoas) conseguissem encomendar lanches completos (hambúrguer + batata frita + bebida), daria em torno de 9 reais de lucro por pessoa. Considerando, hipoteticamente, 36 pessoas, daria um total de 324 reais de lucro por noite, 648 reais de lucro por fim de semana, e 2592 reais ao fim do mês!

Pensamento para ter uma vida com mais dinheiro.



 Fiquei impressionado com as possibilidades. Se vocês já passaram por alguma situação parecida, compartilhe conosco nos comentários! 

 

16 comentários:

  1. Em cidades do interior existem muitas oportunidades, alguns negócios que são triviais e altamente concorridos nas capitais, em determinadas cidades do interior ainda é uma mina de ouro a ser explorada.

    Por outro lado, tem que conhecer bem a cidade, pois alguns fim de mundo além de ter pouco público consumidor, o pessoal vive quebrado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Concordo, em cidades do interior tem muitas oportunidades, se você fizer um negocio bem organizado, com diferencial de qualidade, caseiro de baixo investimento, o preço pode ser bom o que ajuda as pessoas a comprarem mesmo sem muito dinheiro.

      Abraço e sucesso.

      Excluir
  2. ja tive uma lanchonete e realmente a margem è otima e o investimento baixo o que matava era funcionários aluguel e energia eletrica para os freezer .
    Estive pensando muito sobre isso, fazer em casa mesmo colocar um motoboy e cadastrar ifood ,acredito que 5k e possível iniciar o negocio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Que legal saber que você já trabalho no ramo, ao trabalhar em casa você não precisa de pagar aluguel nem ter funcionários, os que elimina esses problemas, sabendo fazer um hambúrguer de qualidade tem tudo para dar certo, uma vez que o investimento é baixo e a margem é alta, como você referiu.

      Abraço e sucesso.

      Excluir
  3. Sem dúvidas, se você não tiver grandes ambições em escalar o negócio, vale muito a pena. 2500 reais no interior é um bom valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Concordo vale muito a pena 2500 reais para trabalhar só os fim de semana, é um excelente valor, de renda extra, uma vez que durante a semana você pode ter um emprego de CLT e ter um salario fixo em outra profissão.

      Agora se pegar nesses 2500 reais por mês é reinvestir parte no melhoramento do seu negocio e a outra parte em investimentos de renda fixa, fundos imobiliários e em ações, todos os meses, o quanto o seu dinheiro poderá crescer no futuro.

      Abraço e sucesso.

      Excluir
  4. DIL, eu faço isso várias e várias vezes. Já pensei em abrir alguns negócios com a senhora Diário, mas sempre esbarro no receio de entrar no mercado com tanta coisas contra. O que deu muito certo pra mim um tempo atrás foi vender perfumes dessas empresas de MMN. Eu comprava a 30 e vendia a 60. Outros eram 40 e vendia a 80. 100% de lucro. Eu e a senhora Diário chegávamos a vender em média 5 perfumes por dia, uns 120 por mês, ou seja, mais de 3000 de lucro limpo. E isso sem pagar aluguel, sem pagar funcionários, livre de burocracia, alvará, autorização disso e daquilo, somente oferecer nas lojas da cidade aos funcionários e muitas vezes aos donos.

    É uma oportunidade. Hoje tem empresas de MMN de semi jóias, roupas, perfumes, maquiagem, de tudo, e com 100% de lucro.

    Quanto mais pensamos nessas hipóteses que você pensou, mas abrimos a mente ao empreendedorismo.

    Abraços e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Existem muitas oportunidades ter uma excelente renda extra com baixo investimento inicial, sem funcionários, sem pagar aluguer.

      Em que como você disse, o lucro é de 100% e você pode ganhar 3000 reais por mês de lucro, e isto trabalhando nos fins de semana ou depois do horário, ainda poderá ter um emprego normal de CLT e ganhar dos dois lados.

      Agora se você reinveste uma parte dos 3000 reais no melhoramento da sua empresa e outra parte em investimentos de renda fixa, fundos imobiliários e ações, o quando o seu dinheiro poderá crescer no futuro.

      Ótimo ter contado sua historia.

      Abraço e sucesso.

      Excluir
  5. Olá DIL,

    Também faço estes cálculos sobre negócios.

    No fim das contas, o que falta levar na sua matemática: Risco de assalto. Cliente chato que vai reclamar. Concorrente que vai difamar seu negócio. Empregado que vai levar na justiça ...

    Ou seja, tudo conspira contra.

    Sinceramente, o melhor mesmo é fazer como você disse aí dos perfumes, coisas que é você mesmo que gerencia, sem funcionários.

    Se uma coisa eu sei pra este ano é que não empreendo em nada, sou CLT, ganho salário, aporto, e espero o tempo passar pra aposentar quando a renda passiva crescer.

    Chega de riscos e de tentar empreender.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Felizmente na cidade do interior em que eu estive o risco de assalto é muito baixo é uma cidade segura, ao abrir um negocio caseiro você não precisara de empregados, e se fizer um hambúrguer de qualidade você vencerá a concorrência e as pessoas escolheram o seu hambúrguer.

      A pessoa poderá trabalhar com CLT durante a semana e vender hambúrgueres caseiros no fim de semana e ter duas fontes de renda.

      Se reinvestir do lucro parte no melhoramento do seu negocio e outra parte em investimentos de renda fixa, fundos imobiliários e ações, poderá ficar muito bem de dinheiro no futuro.

      É claro que exitem outras boas opções de renda extra.

      Abraço e sucesso.

      Excluir
  6. Eu vivo criando negócios na minha mente,cálculo tudo e etc...
    Mas nunca cheguei a ir em frente.
    Um dia quem sabe .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      O meu conselho é que comece com um negocio de super baixo investimento, nos fins de semana, caseiro e sem empregados, arrisque como teste, sem medo, assim caso der errado apenas perderá poucos reais, mas se der certo você poderá ganhar muito dinheiro reinvestindo o lucro e aumentando o negocio aos poucos.

      Abraço e sucesso

      Excluir
  7. De uns 2 anos pra cá venho considerando a possibilidade de empreender, não apenas pela possibilidade de ganhar mais, mas também pra mudar de ambiente e ter a sensação de ser um pouco mais dono da minha vida.
    Trabalhando como funcionário em alguns momentos nos sentimos com um ser sem vontade própria, o que as vezes incomoda, fora conviver com pessoas políticas demais.

    Mas como bem pontuou o VDC empreender tem várias questões envolvidas, além de plano de negócios, capital inicial, análise de mercado e concorrência etc.
    E coisas como reclamações, processos etc, desencorajam um pouco.
    Não quero mais dores de cabeça do que tenho.
    Pra empreender penso que seria adequado um negócio bem enxuto. Mas nem sempre é viável, então por enquanto fico só na ideia, pena que posso estar perdendo uma boa oportunidade.

    O Corey já falou algo que deve ser levado em consideração: Criar ou comprar uma empresa com objetivo de melhorá-la e depois vender, uma espécie de trade.
    Pode ser ainda mais viável se a pessoa tiver um bom capital pra investir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Criar um negocio bem enxuto e viável acho que poderá ser uma boa opção ainda mais de analisar bem o plano de negócios, o mercado, concorrência e o capital inicial.

      Bem em tudo o lado pode existir problemas cabe ao empreender encontrar as soluções, para diminuir ou evitar os processos deverá escolher bem os funcionários, para diminuir ou evitar as reclamações deverá oferecer um produto de qualidade e um bom atendimento ao cliente, para vencer a concorrência deverá oferecer um produto ou serviço melhor e mais diferenciado do que eles.

      Quanto mais dinheiro envolvido mais cuidada tem de ser a analise, por isso eu gosto de investimentos de baixo capital inicial, se de errado perde-se pouco dinheiro se der certo reinvestindo os lucros no melhoramento do negocio pode se ganhar muito dinheiro.

      Abraço e sucesso.

      Excluir
  8. Em cidade do interior, se você abrir e começar a tirar um bom dinheiro, no outro mês mais uns dois vão abrir, e no mês seguinte, mais uns três...
    Vejo isso onde moro, que é uma cidade de pequena para média, mas com mentalidade de cidade pequena. A partir daí a demanda vai se distribuir com os outros concorrentes e você terá uma queda no faturamento. A magnitude da queda vai depender de como você irá se diferenciar (qualidade do produto, preço, atendimento, etc...). Mas pode ser que no início você tire 5K por mês e quando a concorrência chegar não tire mais que 2K, aí terá que ver se ainda vale à pena para vc...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      A maioria das pessoas nos negócios não reinvestem o lucro no melhoramento do negocio, por isso, quando abrem outros concorrentes ficam para trás.


      A solução é sempre reinvestir parte dos lucros no melhoramento do seu negocio, assim você poderá oferecer um produto de melhor qualidade, com bom atendimento, a um preço bom preço, melhorar marketing, fazer ofertas diferenciadas, assim você vencerá a concorrência pois oferece um produto melhor do que eles.

      Abraço e sucesso

      Excluir