quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Como investir em ações (ON ou PN, Free Float, Tag along, Segmentos de Listagem)

Ações Ordinárias ou Preferências? Free float? Tag along? Qual o melhor segmento de listagem?



Este é o terceiro post da serie como investir em ações, caso ainda não tenha lido os dois primeiros, confira aqui:


Para investir em ações devemos tomar conhecimento de algumas informações importantes, como o tipo de ações que existem e suas diferenças, sobre o Free float, Segmento da listagem e o nível de governança corporativa.

Durante este post, vamos falar de algumas ações são apenas exemplos, não são indicações de compra.

Existem alguns tipos de ações, vamos falar das mais conhecidas para o acionista minoritário e suas características.



Ações Ordinárias (ON)


  • Concedem o direito ao voto
  • Proporciona participação nos resultados econômicos da empresa  
  • Não tem direito preferencial dos dividendos (apesar não  ter o direito de preferência sobre os dividendos estas ações costumam receber dividendos iguais ou bem próximos das Preferenciais)
  • Não é responsável pelas dívidas da empresa 
  • Geralmente tem o numero 3 atrás (exemplo ITSA3)




Ações Preferenciais (PN)


  • Não concedem o direito ao voto
  • Proporciona participação nos resultados econômicos da empresa
  • Tem direito preferencial dos dividendos 
  • Não é responsável pelas dívidas da empresa
  • Geralmente tem o numero 4,5,6 atrás (exemplo ITSA4)


Units


São ativos compostos  por mais de uma classe, por exemplo, são um conjunto de ações ordinários e ações preferenciais.

Ao comprar este ativo o investidor esta comprando ações ordinárias e preferenciais ao mesmo tempo. Vamos supor que comprou 100 Units de uma determinada ação e que ela tive-se lá dentro 20 ações ordinárias e 80 preferenciais. 

Então neste exemplo, o investidor iria ter direito ao voto com 20 ações ordinárias, e ia ter prioridade nos dividendos com 80 ações preferenciais.

Units costumam ter o código 11 atrás, por exemplo, TAEE11 (1 Unit da TAESA equivale a 1 ação ordinária  mais 2 ações preferenciais).


Listagem de Units (quantas ações ON e PN equivale cada uma, confira aqui)

 
Tipos de ações

 

 

TAG ALONG

 

Tag along é  um forma de proteger os acionistas minoritários, quando o controle da empresa é adquirido por um investidor que não fazia parte da empresa. Este mecanismo garante a eles o direito de deixar a sociedade.

100% Tag along - o comprador das ações dos controlados tem de fazer uma oferta 100% do valor aos acionistas minoritários que vez ao controlador. Por exemplo, se ele fez uma oferta de 10 reias por ação aos controladores e eles aceitaram agora tem de fazer a mesma oferta de 10 reais acionistas minoritários.

80% Tag along - o comprador das ações dos controlados tem de fazer uma oferta 80% do valor aos acionistas minoritários que vez ao controlador. Por exemplo, se ele fez uma oferta de 10 reias por ação aos controladores e eles aceitaram agora tem de fazer a mesma oferta de 8 reais acionistas minoritários.

Vou deixar uma lista dos segmentos de listagem e o Tag along:

  • Bovespa Mais (só tem ações ON) - 100% para ações ON
  • Bovespa Mais Nível 2 - 100% para ações ON e PN
  • Novo Mercado (só tem ações ON) - 100% para ações ON
  • Nível 2 - 100% para ações ON e PN
  • Nível 1 - 80% para ações ON (conforme legislação)
  • Básico - 80% para ações ON (conforme legislação)


Na minha opinião sempre que uma empresa fechar capital é melhor vender, uma vez que quando a empresa fecha capital, perde a liquidez fica difícil de vender ações, também fica mais difícil de receber dividendos.



Tag along em caso de venda da empresa




Free Float


Free float é quantidade percentual das ações  da empresa que são livres para negociação. Isto é que não pertencem a controladores e acionistas com mais de 5% de capital do total da empresa. Quanto maior o free float maior será a liquidez da empresa.

Vou deixar uma lista dos segmentos de listagem e o Free Float:
  • Bovespa Mais  - 25% a partir do 7ºano de listagem
  • Bovespa Mais Nível 2 - 25% a partir do 7ºano de listagem
  • Novo Mercado  -25% ou 15% caso o ADTV (volume diário de negociação) seja superior a 25 milhões de reias
  • Nível 2 - 25%
  • Nível 1 - 25%
  • Básico - Não há regra especifica





Segmentos de Listagem  

 

Bovespa Mais - para empresas que desejam acessar o mercado de forma gradual, com o objetivo fomentar o crescimento de pequenas e medias empresas via mercado de capitais.  Possibilidade de captações menores com visa ao médio/longo prazo. Esse segmento permite efetuar a listagem sem oferta inicial,  voce pode listar a empresa na bolsa até 7 anos para realizar o IPO. Para mais informações (clique aqui).

Bovespa Mais Nível 2 - é similar ao Bovespa Mais com algumas exceções. As empresas listadas tem o direito de manter ações preferenciais. Para mais informações (clique aqui).

Novo Mercado - tem um padrão de governança  corporativa  altamente diferenciado. É o mais elevado padrão de governança corporativa. As empresas neste segmento apenas podem emitir ações ordinárias com direito de voto, as ações tem 100% tag along. Para saber todas as vantagens do Novo Mercado (clique aqui).

Nível 2 - é similar ao novo mercado com algumas exceções. As empresas listadas tem o direito de manter ações preferenciais. Tem 100% Tag along. Ações preferenciais  ainda dão direito ao voto em situações criticas como fusões e incorporações. Para saber mais informações (clique aqui).

Nível 1 - devem adotar práticas que favoreçam a transparecia. Devem manter um free float mínimo de 25% em circulação no mercado. Para saber mais informações (clique aqui).


Os melhores segmentos são por esta ordem o Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1.



Nota: Muitas destas informações foram retiradas do site da Bovespa.


Niveis de Gaverança Corporativa



Conclusão

 

Nesta parte final, eu vou passar a minha visão sobre ações ON e PN, free float, segmentos de listagem, sei que haverá muita gente com visões diferentes, então cada investidor deverá estudar o máximo para ter a sua própria visão sobre o assunto.

Em relação entre escolher ações Ordinárias (ON) ou Preferenciais (PN), sempre que ambas as ações tiverem boa liquidez deverá escolher ON, por exemplo, no caso da ITAÚSA ação preferencial (ITSA4) tem uma excelente liquidez, mas a ação ordinária (ITSA3) tem uma  boa liquidez, então neste caso acredito que a melhor é a ITSA3.

Outro ponto que quero destacar devemos escolher excelentes empresas sejam ON ou PN ou Units. Algumas das melhores empresas do Brasil são PN ou Units como ITUB4 (Itaú) BBDC4 (Bradesco), Taesa(TAEE11), então acredito que o investidor deverá ter essas empresas sobre o seu radar de possíveis escolhas no futuro apesar de serem PN e Units, pois como investidores de longo prazo queremos ter as melhores empresas do Brasil. 

No que diz respeito as ações PN não terem direito de voto, a verdade é que voce tem de ser um Bilionário para que seu voto faça a diferença na tomada de decisão da empresa, embora  que o acionista deva ir nas reuniões da empresa. 

Em relação ao Segmento de Listagem, se tiver no Novo mercado é um bônus. Os investidores tendem a valorizar mais a empresa, terá um bom free float, só terá ações ON, e ainda terá 100% de Tag along caso seja vendida. Apesar de ser um bom indicador, não quer dizer nada, por exemplo, temos no Novo Mercado a AMBEV que é uma excelente empresa, e tivemos/temos no novo Mercado empresas como OGX e JBS que foram envolvidos em processos de pouca transparência, o fato de ser Novo Mercado não garante nada, temos de ficar atentos.

O Segmento de Listagem de Nível 2, é similar ao novo mercado, apenas também tem ações PN que não tem direito ao voto (mas para o seu voto fazer diferença você tem de ser um bilionário, então não considero grande problema), as ações ON e PN tem 100% de tag along caso a empresa seja vendida, que é uma coisa boa, então também considero um bom segmento. Este segmento tem excelente empresas como a TAESA, por isso considero que apesar de ser de  de segmento de listagem de Nível 2  o investidor deverá ficar atento as excelentes empresas.

O segmento de Listagem de Nível 1, o investidor terá ações PN que não dão direito ao voto, mas não considero grande problema. Em alguns casos não tem Tag along para ações PN, por isso neste caso o investidor tem de analisar qual é a perspectiva real da empresa ser comprada por outra, Por exemplo o  Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), eles são de nível 1, mas qual é a possibilidade real de eles serem comprados por outro investidor, acho que bem pequena, uma vez que são empresas gigantes, altamente rentáveis  e os controladores não vão querer vender a sua "mina de ouro". Por isso considero que apesar de serem do Nível 1, devemos manter no radar ações como Itaú e Bradesco pois são duas das melhores empresas do Brasil.

Para terminar, em relação ao Free Float é importante, devemos escolher empresas com boa liquidez, pois podemos sair da empresa mais rápido, caso ela perca fundamentos. Se for uma excelente empresa, com ótima gestão, lucrativa, com baixa divida, boa geração de caixa, boas perspectivas de futuras, tivermos uma visão de longo prazo para a empresa, então  podemos escolher uma empresa de baixo free float, embora aqui teremos de ter cuidado, porque é mais difícil sair.

As ações aqui faladas em cima são apenas exemplos e não indicação de compra





Você tem Ações ON, PN e Units ou só ON? Você tem ações de vários segmentos de listagem?

Deixa seu comentário e compartilha o post!




Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Ótima postagem !!! eu mesmo não sabia todas essas diferenças, na verdade eu não entendia...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      Fico feliz em o meu post ter ajudado você a entender a diferenças!

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  2. Olá DIL,

    Parabéns pelo post. Bem completo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. ótima postagem: fiquei para escrever sobre isso , mas nunca tinha tempo.

    Sobre a questão do direito voto não importar ( discordo parcialmente): Porque hoje em dia você pode se reunir com a massa de acionistas minoritários e barrar muito coisa por meio de procuração.

    OBS: Ver caso recente da unipar aonde minoritários barraram o movimento do controlador ao deter grande parte do flee float da empresa inclusive nas on.

    Então isso mudou você mesmo tendo pouca participação seu voto faz a diferença porque faz parte de uma massa de acionistas minoritários que tem representação no conselho das empresas .

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      É verdade, se você se reunir com um conjunto de acionistas minoritários e todos votarem da mesma maneira pode fazer diferença sim, seu comentário agregou muito e completou o post, valeu!

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
  4. Excelente post DIL! Completão, tinha muita coisa que eu não sabia!

    Abs e sucesso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...